Quem sou

Quem sou
Vocação: Padre - Outras ocupações: artista de ilusionismo e hipnotismo

sexta-feira, 3 de janeiro de 2014


                 SOMBRAS

 

              Sigo, voltando as costas à luz,

              E acosso, nervoso, minha sombra fugidia 

              Que jamais poderei alcançar. 

              Torna-se árduo e pesado o meu caminhar. 

              Espero, confiante, a hora mais tardia, 

              E, enquanto quase tudo se desfaz, 

              Pego uma outra cruz, 

              Para mim, sinal de paz.

 

              Quando renasce a vida em cada manhã, 

              Viro para o sol meus olhos despertos. 

              Então, minha sombra se projecta para trás 

              E me diz que não há existência vã 

              Se apoiada nos passos sempre certos 

              No caminho do quanto de bem se faz.

 

              Chega o pino do meio-dia. 

              No seu pico, o sol vai confundir 

              A minha sombra e o meu eu. 

              Se olho o chão da nostalgia, 

              Corro o risco de, trémulo, fugir 

              Sem ver, na terra, espelhado o Céu.

 

              Desanimado, serei sombra de mim mesmo, 

              Prostrado no buraco onde ninguém 

              Ousará perguntar-me por que caí,

              Pois não darei respostas a esmo, 

              Sem o sentido que a vida contém

              Para qualquer pessoa a vaguear por aqui.

 

              Mas, afinal, o sol robustece meu existir, 

              Como sombra precedendo o Amor 

              De um nosso Deus, Pai e Criador,  

              Que se propõe fazer sumir 

              A prosápia de quem ostenta a vaidade 

              Da figura à qual o sol faz arder 

              Até ao nada inane de verdade, 

              Onde jamais alguém quererá perecer.

 

              Ou projectamos a Pessoa do nosso Deus 

              Numa existência luminosa e fecundante 

              Com sua meta ainda muito distante, 

              Ou, então, perderemos o rumo dos Céus, 

              Acabando como sombra apagada num instante.

 

 

                                                         Outono de 2013

 

             

Sem comentários:

Enviar um comentário