Quem sou

Quem sou
Vocação: Padre - Outras ocupações: artista de ilusionismo e hipnotismo

quarta-feira, 24 de março de 2010

PÁSCOA

Padre Manuel Armando
Se o grão de trigo lançado à terra não morrer, não produzirá vida.


Se a água correr, mansa, pelo leito do rio, não cria energia; mas se entra em luta no turbilhão da barragem, produz luz que ilumina um mundo infindo de homens.


Eu vim, ó Pai, para fazer a Tua vontade. O meu reino não é deste mundo. Todo o homem é atraído para fora deste mundo. É o convite cristológico à conversão. Hoje mesmo estarás comigo no Paraíso.


A morte dará origem à vida, ou será absorvida pela vida…


Á morte seguem-se as trevas e a noite. Mas a manhã trará a alegria, a luz, a frescura, a vida renascente, a vontade de ver o Sol, o gorjeio da natureza em festa de lés a lés.


É passagem da noite para o dia, da desgraça para a felicidade, da morbidez para o entusiasmo, da injustiça para o respeito dos direitos e deveres de cada um, do desespero para a certeza do bem-estar, do egoísmo para o sentimento da comunidade.


Faz-se dia e luz. É a vida que fervilha e cria novas vidas, é esforço que dissipa e vence todas as trevas… da incredulidade, das ganâncias de poderes balofos, dos roubos e assassínios, das calamidades e aberrações da sensualidade e erotismo, das desigualdades e contradições.


É Páscoa; é mistério de túmulo vazio. É Cristo outrora, hoje e sempre, ressuscitado. É promessa realizada. É Deus que não mente ao homem mentiroso, mesquinho e avarento.


É a vitória desse Deus a quem vaticinaram a morte eterna.


A luz venceu. “Eu sou a luz do mundo. Quem me segue não anda nas trevas”. Foi Cristo quem o afirmou, sem temor e sem vergonha.


Os Apóstolos procuraram o Seu Jesus mas… “porque procurais entre os mortos Aquele que está vivo? Não está aqui, mas ressuscitou”.


Maria Madalena perguntou ao suposto hortelão (Jesus disfarçado): “Se foste tu que O tiraste, diz-me onde O puseste que eu vou lá buscá-Lo”.


Páscoa da Ressurreição continuará a ser a permanente procura de um Deus que Se deixa agarrar pelo homem sequioso e faminto, mas verdadeiro no seu interior.


O grão morreu, mas produziu vida abundante.


Cristo foi crucificado e morto, mas quer, agora, estar na Sua Páscoa eterna de ressuscitado em cada um de nós.


Aleluia! Alegremo-nos. Aleluia!