Quem sou

Quem sou
Vocação: Padre - Outras ocupações: artista de ilusionismo e hipnotismo

sexta-feira, 28 de março de 2014

  CRISTO, MORTO, REVIVE NO SILÊNCIO

    É frequente e, de certa maneira, compreensível ver quem está “na mó de baixo” ser objecto das chufas e sarcasmos da populaça anónima que, por seu lado, se acha no direito de apontar o dedo ao suspeito criminoso ou refinado impostor.
    Estou a referir ou a reflectir quanto os três evangelistas sinópticos aduzem sobre aquele momento doloroso de Cristo, já colado pelos cravos à infamante cruz tosca de madeira, tornada trono áureo e reluzente de salvação.
    «Olha o tal que ia deitar abaixo o templo e tornar a construí-lo em três dias! Salva-te agora a ti mesmo! Se és o Filho de Deus, desce da cruz!» … «Salvou os outros e não se pode salvar a si mesmo! Se é o Rei de Israel, que desça agora da cruz para acreditarmos nele! Pôs a sua confiança em Deus e até disse: “Sou Filho de Deus”. Nesse caso, que venha Deus agora livrá-lo, se de facto lhe quer bem!» (Mt.27/40-43; Mc.15/29-32; Lc.23/35-38).
    É impressionante um tão grande silêncio prudente diante de tamanha turba, amotinada e cheia de rancor ignorante, que não conhece o porquê de tudo quanto vai acontecendo a não ser o obedecer ao incentivo dos grandes da sociedade de então, entrincheirados no poder do dinheiro e das influências.
    Ontem como hoje e sempre, os cenários repetem-se sucessivamente, escondendo todos os caminhos da verdade e da honradez.
    Reitero a admiração pelo mutismo de Jesus neste sofrimento atroz. Não há um apelo nem acusação como defesa. Razão para Isaías, ao profetizar: «Foi vexado e humilhado, mas a sua boca não se abriu para protestar; como um cordeiro que é levado ao matadouro ou como uma ovelha emudecida nas mãos do tosquiador, a sua boca não se abriu para protestar. Levaram-no à força e sem resistência nem defesa; quem é que se preocupou com a sua sorte? De facto, foi suprimido da terra dos vivos, mas por causa dos pecados do meu povo é que ele foi maltratado» (Is.53/7-8).
    Incapacidade, medo, vergonha? Mas, se estava pré-anunciado pelas Sagradas letras, tudo se havia de cumprir.
    A morte sobreveio e com ela a escuridão da incerteza e do desconhecimento. Tudo continuou na dúvida do porquê de quanto se estava a desenrolar e, ainda mais confuso, o que iria passar-se três dias depois.
    De boca em boca, a notícia da morte de um “sublevador” foi sendo notícia comentada, por entre dentes, pelos medrosos, ameaçados para esconderem alguma firmeza de confiança naquele Homem que passara “fazendo o bem” e a não merecer tal condenação à morte.
    Após o terceiro dia, ressuscitou como havia prometido. Mas, mesmo aí, continuou a calar o facto. Nada de alardes nem alarmes. O povo anónimo deveria ir descobrindo o sucedido, acreditando no desígnio divino.
    Então o silêncio torna-se voz sonora, ainda que os grandes do mundo porfiem fazer esconder a verdade daquela madrugada gloriosa de Ressurreição.
    O Senhor Jesus, nos nossos tempos e como que no segredo, vai convidando para a contemplação conducente à aceitação do mistério.
    Essa obra é, hoje, múnus daqueles quantos se deixaram já tocar pela graça do Espírito e a quem caberá por consciência recta, o dever de levar, em todos os sectores da vida, a feliz e confortante notícia de que a Fé não é vazia ou morta porque aceita o silêncio de Jesus para o tornar grito audível neste mundo onde outros ruídos ensurdecem.
    Este será um clamor a vencer a ironia e o desprezo de uma sociedade que faz barulho para não se ouvir o silêncio de Deus que assim caminha connosco, na pessoa de Jesus Cristo ressuscitado.

                                                                                                 Manuel Armando

Sem comentários:

Enviar um comentário